Cabelos

Como cuidar dos cabelos cacheados e crespos no Outono/Inverno?

 Dicas básicas para cuidar dos cabelos nas

estações mais frias do ano

 

As condições climáticas influenciam e muito na aparência e saúde dos cabelos no geral.

Quando o clima esta mais seco, por conta das mudanças climáticas, costumamos mudar os hábitos diários que faziam parte da nossa rotina. Nas estações mais frias do ano principalmente, começam,os a tomar banhos mais quentes e mais demorados, usar muito mais o secador o que muitas vezes acabam por deixar os nossos cabelos mais secos e ressecados, sem brilho, com muito mais frizz e sem movimento.

O que podemos fazer para amenizar esses fatores é tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas para que os danos sejam menores.

Seguindo alguns passos e essas dicas básicas é possível deixar os cabelos bonitos e saudáveis durante toda a estação!

No finalzinho do outono onde a estação já começa a ser mais fria e com a chegada do inverno, os cabelos cacheados e crespos que já tendem a serem mais ressecados por natureza exigindo mais atenção, tem a distribuição da oleosidade que é natural do couro cabeludo retida, não chegando como deveria por todo comprimento e pontas dos nossos fios causando também alteração na definição dos cachos.

Opte por sempre fazer o PRÉ-POO

Assim como já havia dito no post: “Cuidados e Dicas: Lavagem Correta dos Cabelos”, se você não viu clique aqui, o pré-poo que é um método que significa “antes do shampoo” é tipo  que uma preparação para que o shampoo que costuma ressecar os cabelos, não agrida tanto os fios durante o processo de lavagem deles.

No inverno o ressecamento tende a ser maior e mais evidente por conta da água quente nesta época. E vamos combinar que não dá para tomar banho gelado no inverno né! Mas opte por lavar os cabelos se não na água fria pelo menos em temperatura ambiente.

Para o PRÉ-POO você pode usar:

  • Óleos, cremes ou máscaras hidratantes.
  • Máscaras/Cremes: Não precisa ser cara. Use a que tiver em casa mesmo, ou alguma bem baratinha. Também tem o querido Yamasterol que também é ótimo para o pré-poo.
  • Óleos: Use óleos vegetais. Pode ser Azeite de Oliva Extra-Virgem, Óleo de Coco, Óleo de Abacate…
  • Inclua o CO-WASH na sua rotina. Não precisa ser em todas as lavagens, pode intercalar. E use produtos que sejam para este fim.
  • Opte por lavar os cabelos na parte da tarde por que costuma esquentar um pouco mais, do que de manhã onde é sempre bem mais frio.
  • Lave no máximo a cada dois dias. Eu lavo um dia sim, um dia não e intercalo com co-wash.
  • Hidratação e Nutrição/Umectação são essenciais. Não deixe de fazer!
  • Após a finalização com o produto que usa normalmente, independente de qual seja, quando terminar no final sempre aplique um pouquinho/alguma gotinhas de óleo vegetal nas pontas e nas partes mais ressecadas para selar mais a cutícula e segurar a hidratação por um pouco mais nos fios.
  • Adote o Cronograma Capilar, pelo menos nessa época. Se não souber por onde começar aqui no blog tem posts sobre ele e cada etapa só clicar abaixo, tem muitas dicas e explicações. O cronograma vai ajudar e muito, pois é onde você vai organizar os cuidados com as madeixas repondo água, repondo nutrientes e proteínas!
  • Cronograma Capilar
  • Hidratação Capilar
  • Nutrição Capilar
  • Umectação Capilar
  • Hidronutrição
  • Reconstrução Capilar

Evite sair com os cabelos molhados

 

Prefira sempre secar os cabelos antes de sair, com secador ou com o difusor, e aplique antes um protetor térmico sempre que for usá-los. É muito importante, não esqueça!

Se não tiver como secar, por que não tem secador ou por que tem que sair e não dá tempo ok, mas se conseguir lave os cabelos bem antes do compromisso para evitar que sai com eles molhados. Os cabelos úmidos tendem a absorver a poluição e poeira muito mais fácil do que os quando estão secos.

Condicione “sempre”

Abuse mesmo do condicionador sem dó! Pode aplicar em abundância, até por que ele não vai ficar nos fios. Enxague com água em temperatura ambiente ou  fria e no último enxague pode usar o “soro fisiológico”. Também já falei do uso dele e seus beneficíos no post que citei acima:  “Cuidados e Dicas: Lavagem Correta dos Cabelos” clique aqui.

Finalização

Ao finalizar os cabelos também escolha um creme ou leave-in específicos para o seu tipo de cabelo e que promovam hidratação e nutrição.

DICA: Se quando você vai finalizar seus cabelos e sente que eles estão com aspecto áspero e seco ao toque, experimente finalizá-los com eles mais molhados do que secos, não precisa estar pingando. Dessa forma ele vai aderir melhor ao produto que for passar e ficará mais fácil de espalhar garantindo menos ressecamento, mais hidratação e definição.

Day After

Se der tudo certo e lavar o cabelo com menos frequência, serão possíveis “Day Afters” de respeito.

Utilize para dormir uma toquinha, tecido ou a fronha de cetim para que cause menos friz.

Produto da loja: Santa Clara

Dicas para um bom Day After

  • Ao levantar, pegue um borrifador e coloque um pouco de água filtrada/soro fisiológico+ um pouco do creme de pentear de sua preferência (a quantidade de cada um vai depender do comprimento e volume dos seus cabelos);
  • Misture os dois e borrife por todo o cabelo ou apenas nas partes que achar necessários e as mais ressecadas. Lembre-se apenas “umedeça” não molhe demais os cabelos;
  • Penteie com os dedos, amasse de baixo para cima e ajeite os cachinhos que estiverem mais bagunçados com dedo liss mesmo.

Prefira pentear os cabelos durante o banho

Espero que tenham gostado das dicas e se gostaram ou tem alguma dica extra, ou ficou alguma dúvida, deixa aqui em baixo nos comentários que agente adora interagir ok?

Um beijo  e até a próxima!!!

 

 

Previous Post Next Post

Você também pode gostar de:

Leave a comment

Vamos Interagir: