Cabelos

Cronograma Capilar – Como, quando e Por que seguir?

Oieee meninas, vocês tão boa? Tudo certo, vamos interagir…

Você sabe o que é o Cronograma Capilar? Muitas são adeptas e outras ainda possuem dúvidas…Bora saber mais e desvendar mais alguns segredinhos da nossa agendinha de cuidados capilares!

Cronograma Capilar

beautiful-women-Perfeitas-sem-Padrao

Definição: É uma agendinha de cuidados e tratamentos capilares feitos no minimo 03 vezes por semana em dias alternados que compões: Hidratação, Nutrição/Umectação, Reconstrução.

Uma alternativa sem dúvidas para recuperar os cabelos que sofrem ou sofreram com agressões químicas, danos por tratamentos de descoloração, alisantes e outros procedimentos que abalam a estrutura capilar, além dos danos naturais como o vento, calor, frio, chuva, poeira, chapinha, secador e babyliss em demasia e sem proteção térmica.

Cronograma Capilar foi criado com a intenção de recuperar e ajudar na reposição da massa capilar, repõe a água que é perdida ao passar dos dias, umidade, proteínas, nutrientes, vai devolver a saúde dos fios pouco a pouco.

Lembre-se que é preciso disciplina, e dispor de algum tempinho, seguindo a risca o tratamento para o bem dos cabelos, para ficarem saudáveis, lindos e fortes.

Enquanto seu cabelo se recupera, o bom é não utilizar nenhum tipo de química durante este processo em que vamos aderir ao cronograma. Se não puder evitar faça o minimo possível para que não danifique e agrida ainda mais os fios que estão fragilizados.

ComeçandoNo primeiro mês em que os fios estão mais danificados e frágeis, siga direitinho a sua agendinha de tratamentos para que surta o efeito desejado.

  • Pode começar pelo Cronograma Oficial :

Cronograma Oficial

  Dia 01   Dia 02   Dia 03
  1ª Semana   Hidratação   Hidratação                         Nutrição
  2ª Semana   Hidratação   Hidratação                         Nutrição
  3ª Semana   Hidratação   Hidratação                      Reconstrução
  4ª Semana   Hidratação   Hidratação                         Nutrição

Aos poucos vá analisando a situação dos seus cabelos e assim que notar que estão se recuperando melhor, readapte para o estado em que se encontrarem os fios, com os produtos que preferir, nos dias em que tiver mais tempo e sempre em pausa de no minimo 24 horas de um tratamento á outro.

Como mostro na tabela acima, no calendário do cronograma oficial os tratamentos são divididos em 04 semanas e em cada 03 tratamentos. Se usar ou não este, da mesma forma terá que ser o seu, o que mudará são os tipos de tratamentos que irá adaptar de acordo com a necessidade dos seus cabelos.

Seguindo corretamente e a risca o Cronograma Capilar tenha certeza que os seus fios tendem a melhorar. E se vai fazer o BC depois também ajudará muito começar cuidando dos fios logo no inicio.

Ao passar do tempo vá analisando e readaptando se preciso, mas cuidados serão para sempre para poder ter um cabelo saudável, bonito e forte.

Primeiros Passos

Como e por onde começar o Cronograma Capilar?

Para entender a necessidade do seu cabelo, a situação atual dele observe se está:

× Muito seco, ressecado, com muito frizz, volume, embaraçando com facilidade, quebra e queda frequente, sem brilho, opaco, poroso e com as pontas duplas, espigadas papel para não esquecer das primeiras impressões, analise com carinho para saber o tipo de tratamento mais eficaz que vai ajudar na recuperação dos cabelitos.

  • Hidratação, quando é necessária?

Sempre, sempre e para todo sempre! Sério mulher, estamos carecas de saber ou se tu não sabia agora já sabe também, que os nossos cachinhos e crespinhos, principalmente os mais cacheados perdem muita água durante o dia a dia, e sofrem muito com as agressões do clima, ações naturais como vento, sol, chuva. E é por isso que precisamos repor para que os fios não fiquem ressecados, secos, com frizz descontrolado, sem maleabilidade e brilho.

Os principais indícios da falta de Hidratação: Falta de Brilho, maciez, maleabilidade, quando embaraça com facilidade, aspecto muito ressecado principalmente na raiz e pontas, pesado como se estivesse carregado de produto.

  • Nutrição / Umectação, quando é necessária?

Os cabelos cacheados perdem lipídios, óleo natural que vem do couro cabeludo e é todo nosso haha e deveria caminhar pelo comprimento e chegar até as pontas dos fios tanto os cacheados, crespos até o tipo 4. Só que não. Essa oleosidade produzida não consegue passar por todo o fio e chegar as pontinhas, é ai que também temos que dar uma força e entramos com a Nutrição ou com a Umectação, ambas vão ajudar a repor os nutrientes e os lipídios que se perdem e param no caminho.

Indico fazer este tratamento sempre entre uma Hidratação e outra que ajuda a manter a água e a umidade nos cabelos, e ainda repõe o que estiver faltando de lipídios e nutrientes selando tudo isso nos fios.

Os principais indícios da falta de Nutrição/Umectação: Muito volume, aspecto seco, sem definição, frizz, falta de brilho, pontas espigadas e ressecadas, cabelos ásperos e sem vida, tadinho!!!

  • Reconstrução, quando é necessária?

Proteínas, nutrientes, vitaminas, massa capilar! Esse tratamento vai devolver o que os cabelos perderam de massa capilar queratina .

Depois de feitos muitos processos químicos, tudo citado acima é perdido.

Teste de porosidade2

 

Os principais indícios da falta de ReconstruçãoFrizz extra mega descontrolado mesmo depois de ter feitos os outros tratamentos do cronograma, pontas duplas, ressecamento evidente até as pontas, fios quebradiços, ressecados e fracos, porosos (teste de porosidade ao lado) além do normal e muito danificado

A Reconstrução só deve ser feita de 15 em 15 dias, ou dependendo do estado dos seus fios a cada 30 dias. Se fizer em demasia, causará o efeito contrário, ai ninguém merece né!

Também preste atenção no condicionador e shampoo que usa, se é adequado para o seu tipo de cabelo e escolha de preferência um tipo que seja mais hidratante.

Aplique o shampoo apenas no couro cabeludo e com movimentos leves e circulares esfregue apenas ele, o que descer pelo comprimento e pontas será o suficiente para higienizar o restante, pode passar apenas os dedos entre os fios, sem esfrega esfrega ok?

#dica dazamiga: Também para evitar um aspecto mais ressecado em todo o cabelo e principalmente nas pontas, utilize um óleo de tratamento como pré-shampoo antes de entrar com shampoo aplique por todo o cabelo e de forma concentrada nas partes mais ressecadas sem esquecer das pontinhas, deixe por uma pausa de uns 5 minutos e parta para a lavagem esse óleo vai ajudar a protegê-los (as) do shampoo e de um provável efeito ressecado!

Não utilize secar, chapinha ou babyliss sem antes aplicar nos fios um Protetor Térmico e não use-os com muita frequência pois tendem a prejudicar na recuperação dos fios.

 

O que é preciso para começar o Cronograma Capilar?

Simples, super simples mulher! Uma boa máscara de Hidratação, Nutrição, Reconstrução e Óleos Vegetais para Umectação.

Não precisa ser aquelas tops, que custam o olho da nossa cara, nem a que aquela blogueira que adora usou e deu super certo no cabelo dela. Nem sempre o barato sai caro, e não é por que tal máscara/produto deu certo no cabelo da amiga, blogueira, vizinha, inimiga que vá dar certo no seu também.

Cada tipo de cabelo, crespo, cacheado… é único! Procure o que se adapte melhor a situação do seus fios no momento e o tipo de cabelo também!

Máscaras de Hidratação

Pode ser uma que você já tenha em casa e que tenha propriedades hidratantes. Veja abaixo algumas substâncias:

Algumas Substâncias Hidratantes 

Glicerina Vegetal / Glicerina (Glycerin, Glicol, Gliceryl)
Bepantol
Extratos Botânicos
Proteína, Elastina e Colágeno (Hydrolyzed Collagen Protein)
Panthenol
Aloe Vera
Vitaminas
Alcools Modificados (cetyl, alcohol e Cetearyl Alcohol)
Sacarose ou derivados do açúcar
Proteína de Aveia (Hydrolyzed Oats)
Proteína do Arroz (Hydrolyzed Rice Protein)
Proteína Hidrolisada da Soja (Hydrolyzed Soy Protein)
Proteína Hidrolisada do Milho

Lembrando que as máscaras hidratantes também podem conter óleos nas suas composições.

Normalmente os primeiros ingredientes que constam e é mostrado no rótulo dos produtos são os mais importantes e que melhor indicam a melhor função da máscara, se realmente corresponde ao tipo de tratamento que indica e se é o que você procura.

Normal se encontrar ingredientes nutritivos, hidratantes e vice e versa que não estejam em destaque em tal máscara, o principal serão sempre os primeiros indicados.

Máscara Nutritiva, Manteigas e Óleos Vegetais

Recomendo que tenha uma máscara de nutrição e pelo menos um óleo vegetal que na dúvida opte pelo óleo de coco, assim pode intercalar o uso dos dois tipos de tratamentos.

Da mesma forma que a máscara hidratante pode conter óleos na composição, as máscaras nutritivas também possuem ingredientes hidratantes na sua composição. Sendo os primeiros mais importantes para identificação do tratamento.

Maioria dos óleos e manteigas vegetais são de ações nutritivas, e também doam hidratação aos fios.

 

Algumas Substâncias Nutritivas

Óleo de Coco (Coconut Oil)
Óleo de Tutano (Marrow Oil)
Óleo de Oliva (Oliva Oil)
Óleo de Abacate (Arocato Oil)
Óleo de Argan (Argan, Argania Oil)
Ceramidas
Manteiga de Karité (Shea Butter)
Manteiga de Cacau (Theobroma Cacao Butter)
Manteiga de Cupuaçu (Cocoa Butter)
Manteiga de Abacate (Arocato Butter)
Manteiga de Macadâmia
Manteiga de Tutano (Marrow Butter)
Manteiga de Murumuru (Murumuru Butter)


Máscara de Reconstrução ou Queratina Líquida

Algumas Substâncias Reconstrutoras

Cisteína
Queratina
Arginina
Creatinina
Colágeno
Proteínas e Aminoácidos do Trigo
Proteínas Hidrolisadas do Milho (Hydrolyzed com Protein)
Proteínas Hidrolisadas do Arroz (Hydrolyzed rice Protein)
Proteínas Hidrolisadas da Aveia (Hydrolyzed silk Protein)
Proteínas Hidrolisadas da Soja  (Hydrolyzed soy Protein)

Um produto bom e reconstrutivo deve possuir mais ou menos duas substâncias para que surta o efeito desejado. Ex: Queratina, colágeno e arginina. São importantes pois vão ajudar na recuperação da massa capilar, fortalecendo e restabelecendo a elasticidade dos fios.

As que não tem extrema importância potencializam os resultados e ajudam os fios a absorverem os nutrientes dando uma pequena, mas não insignificante hidratação.

Bom, o Cronograma abaixo é o que sigo, quando tenho um tempinho a mais ou sinto que meu cabelo esta necessitando de um tratamento mais potente faço uma hidratação mais power ou um a nutrição mais profunda, até uma umectação noturna ou de dia mesmo que o belo fica divo amiga!!!

Minha Agendinha de Cuidados   Dia 01   Dia 02   Dia 03
  1ª Semana   Hidratação Nutrição     Hidratação
  2ª Semana   Hidratação   Umectação     Hidratação
  3ª Semana   Hidratação   Hidratação      Reconstrução
  4ª Semana   Nutrição   Hidratação      Hidratação

Caso tenham alguma dúvida, ou faltou algum tipo de informação, quer dar alguma sugestão, opinião, dica de posts que querem ver aqui no blog. Deixe ai nos comentários meninas, por que é muito importante a participação e conversar com vocês será mara!!!

 

Um beijo e até a próxima!!!

Previous Post Next Post

Você também pode gostar de:

Leave a comment

Vamos Interagir: