Cabelos

Efeito Build Up – Você sabe o que é e como evitar?

Photo by Alesia Kazantceva on Unsplash

Oieee meninas, vocês tão boa? Hoje vim falar para vocês sobre esse tal efeito Build Up, acho que muitas não sabem o que é mas com certeza sofrem com as consequências dele! Bora aprender a evitá-lo?

O que é?

Sabe aquele aspecto de “cabelo sujo”? Os fios ficam pesados, ásperos, opacos, perdem brilho e movimento e ainda dá aquela impressão de que nenhum tratamento ou creme faz efeito? Esse é o efeito Build Up que significa Acúmulo de Produto.

Acontece quando usamos muitos produtos nos cabelos onde os resíduos se acumulam na raiz/couro cabeludo e também na extensão dos fios.

Não são só os finalizadores que usamos que costumam acumular resíduos, mas também as máscaras de tratamento e principalmente aqueles ingredientes que não fazem bem aos nossos fios como: petrolatos, parabenos, silicones insolúveis e demais derivados, além de deixarem os fios mais opacos, secos, ressecados e com mais frizz.

Os derivados do petróleo: Petrolatos, parafinas, óleos minerais entre outros são substâncias que se acumulam na superfície dos fios e no couro cabeludo, esta aí o por que de termos que usar um produto que promova uma boa limpeza para que os mesmos sejam retirados.

Os silicones insolúveis também promovem aquele aspecto pesado nos fios mesmo eles sendo bons por formar uma película protetora que auxilia na proteção térmica. É bom usar com atenção e sem exageros.

O que posso fazer para evitar?

Os cabelos cacheados, crespos e em transição capilar sofrem muito mais com este probleminha, daí muitas de nós costumamos fazer uma limpeza mais profunda e que esta tenha o poder de retirar todo esse acúmulo.

Vamos as dicas:

1 – Hoje em dia existem shampoos mais hidratantes, sem o uso de alguns ingredientes que prejudicam os fios e promovem uma boa limpeza.

Claro que se você quiser pode usar um shampoo anti-resíduos ou de limpeza profunda. Mas tenha cautela e não o use  com frequência.

Esses tipo de shampoos costumam ressecar muito mais os cabelos. Use uma vez por mês e será o suficiente.

Quando for lavar aplique o shampoo apenas na raiz/couro cabeludo e massageie levemente com os dedos por toda a cabeça e enxague bem até que retire todo o produto, só reaplique se sentir que ainda esta sujo. 

Trate e finalize como de costume.

Exemplos de produtos que promovem uma boa limpeza e não agridem tanto os fios:

Vizcaya Deep Cleansing – Shampoo 200ml – R$ 29,90 (em média)

Shampoo Purificante Rebelde Com Causa 250ml – Lola Cosmetics – R$ 29,90 (em média)

Siga o Cronograma Capilar:

Post aqui no blog: Cronograma Capilar

Como já sabemos que o Cronograma Capilar é aquela agendinha de tratamentos que vai auxiliar na saúde e beleza dos nossos cabelos, neste caso também se torna um grande aliado.

Ele vai ajudar em uma série de fatores.

Sabe quando você faz várias hidratações, uma seguida da outra e não vê melhora e seu cabelo continua seco e ressecado? Pois é, o que acontece é que os cabelos muitas vezes ficam acostumados e saturados das mesmas vitaminas de sempre que são encontradas nas máscaras.

Por isso se você seguir o cronograma você vai intercalar os cuidados, desta forma os cabelos não vão ficar recebendo sempre o mesmo tratamento e consequentemente vai melhorar muito nesta questão e os resultados vão passar a serem mais satisfatórios. 

Sempre retire bem os produtos “excesso” durante a lavagem:

Seja dos shampoos, co-wash, condicionador, máscaras de tratamento e finalizadores. Todos podem deixar os fios muito mais pesados e opacos.

Preste atenção no tipo de produto que vai aplicar:

Verifique se pode ser aplicado diretamente na raiz ou não. Eu sempre opto por aplicar de 1 á 2 dedos abaixo da raiz, há não ser que o produto tenha uma ação limpante.

O mesmo serve tanto para as máscaras de tratamento como para cremes de pentear, gelatinas ou leave-in.

Bom amores, espero que tenham gostado do post de hoje, e se tiverem alguma dúvida ou se usam outra tática para evitar o acúmulo de resíduos de produtos nos fios deixa qui nos comentários ok?

Um beijo e até a próxima!

 

 

Previous Post Next Post

Você também pode gostar de:

Leave a comment

Vamos Interagir: