Cabelos

Umectação Capilar – Óleos e Manteigas Vegetais – Dicas e Benefícios

Oieee meninas vocês tão boa? Tudo certo, vamos interagir…

Umectação Capilar

nutrir-e-umectar-perfeitas-sem-padrao

Lembram que no último post falei sobre intercalar a etapa de Nutrição e Umectação? Pois bem, hoje vim falar sobre Umectação Capilar. Ah você não viu os posts antigos da nossa agendinha de tratamentos, o Cronograma Capilar? Clique abaixo para ficar por dentro de tudo:

Umectação: Umectar / Umedecer, no nosso caso com óleos!

Nossos cabelos cacheados, enrolados, crespos, afro, por natureza sofrem e muito com ressecamento e tende a perder o óleo naturalmente produzido.

Os lipídios e nutrientes não chegam no comprimento e pontas como também falei no post sobre Nutrição. E de novo vamos dar um empurrão para ajudar nesse probleminha.

Neste caso com a Umectação, pois vamos repor esses nutrientes e proteínas aplicando óleos vegetais ou manteigas vegetais como preferir, com massagens circulares no couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea onde vai ajudar nos cuidados com o couro cabeludo e também no  crescimento capilar.

Benefícios da Umectação Capilar

O uso dos óleos vegetais nos cabelos, ajudam a repor os nutrientes e lipídios que o nosso cabelo precisa, combatendo o ressecamento, o aspecto seco e o frizz.

Aplicar um pouco na finalização, ou depois de secos também. Doa brilho aos cabelos, maleabilidade, definição e ajuda a tirar aquele aspecto durinho que alguns finalizadores deixam depois de secos. Não aplique demais para que os fios não fiquem ensebados e muito oleosos e ter que ficar lavando com muita frequência.

Dica:

  • Passar um óleo vegetal antes da finalização, logo depois que lavou-tratou-condicionou ajuda a selar as cutículas dos fios.
  • Passar um óleo que seja termo ativado também é muito bom antes de usar o secador, chapinha ou baby liss.
  • Passar antes da finalização também auxilia muito na definição dos cachos.

Cada tipo de óleo tem sua propriedade, o melhor a oferecer para os fios. E quando após o BC estamos naquela fase do Scab Hair, ajuda na recuperação e melhora do aspecto ressecado, sem definição e com muito frizz.

 

Como fazer a Umectação Capilar?

oleos-vegetais-perfeitas-sem-padrao

Para este jeito passe o óleo que preferir nos cabelos ainda secos e sujos antes da lavagem. Pode aplicar no comprimento, pontas e de preferência nas partes mais ressecadas dos seus cabelos.

A pausa com o produto nos fios vai depender de você. Pode deixar por 10 minutinhos ou se não estiver com pressa, aplique e deixe no minimo por 1:30. Lave e condicione como de costume.

Finalização:

Antes de aplicar o leave-in/creme de pentear/gelatina enfim, aplique um pouquinho de óleo vegetal (de preferência ao de coco, abacate, semente de uva, oliva), no comprimento e principalmente nas partes mais ressecadas e pontas.

Importante: Sempre faça um teste para saber se não tem nenhum tipo de alergia ou reação a qualquer tipo de óleo, pois por mais que sejam vegetais, a pessoas que possuem muitos tipos de alergias e reagem de diferentes formas com cada produto.

 

Óleos Vegetais e seus Benefícios

Azeite de Oliva

umectacao-capilar-azeite-de-oliva-perfeitas-sem-padrao

Fácil de encontrar. Proporciona brilho, maciez e dá um Up nos cabelos, exatamente por possuir em sua composição antioxidantes que juntos são responsáveis por combater o envelhecimento das células, deixando-os novinhos.

Óleo de Argan

oleo-de-umectacao-perfeitas-sem-padrao

Propriedades antioxidantes e vitaminas. Ótimo para cicatrização e para quem esta com o couro cabeludo irritado. Além de ser super hidratante.

Óleo de Linhaça

leo-de-linhaca-perfeitas-sem-padrao

Proteínas, fibras, ácidos graxos, rico em ômega 3. Hidrata, doa muito brilho e controla o frizz.

Óleo de Abacate

oleo-de-abacate-umectacao-perfeitas-sem-padrao

Possui vitaminas A,E e é antioxidante. Combate o envelhecimento das células doando vida aos fios. Combate a queda, nutre hidrata e retem a água dos fios, proporcionado brilho e maciez.

Óleo de Amêndoas

oleo-de-amendoas-perfeitas-sem-padrao1

Brilho e maciez. Ajuda na recuperação dos fios danificados e maltratados, queimados do sol ou térmicos. Auxilia na melhora das camadas dos fios frágeis e hidrata.

Óleo de Macadâmia

Oleo-de-macadamia-perfeitas-sem-padrao

Ação emoliente, hidratante e é facilmente absorvido pelos cabelos, o que promove hidratação mais profunda.

Óleo de Semente de Uva

oleo-de-semente-de uva-perfeitas-sem-padrao

Auxilia no crescimento dos fios, contém vitamina E, fortalece e dá brilho. É também absorvido mais facilmente pelos fios e sua textura não é muito grossa e nem gordurosa.

Óleo de Coco

Oleo-de-coco-perfeitas-sem-padrao

O queridinho e que todo mundo conhece né! Ação super emoliente, nutritiva e hidratante. Protege os fios, combate a caspa, previne a queda e doa muito brilho.

Este óleo consegue penetrar no couro cabeludo. Rico em vitamina E, ácidos benéficos, propriedades anti fungicidas, antibacterianas. Os ácidos que nele contém também possuem ação anti infecciosa interna e externa contra erupções cutâneas, coceiras, micoses e dermatites. Pode-se usar em qualquer tipo de cabelo.

Deve ser Prensado á frio e 100% Vegetal/Extra-Virgem

Além disso tudo ai em cima ainda doa maleabilidade, brilho, leveza, maciez e hidratação.

Pontas Ressecadas? Passe um pouquinho 1 ou 2 gotinhas nas pontas por que ajuda a combater o ressecamento delas.

Óleo de Rícino

 

oleo-de-ricino-perfeitas-sem-padrao23

Este é outro queridinho já bem conhecido. Com bate a queda, a quebra dos fios e sem contar que auxilia e muito no crescimento capilar.

Ao contrário do que muita gente diz por ai o óleo de rícino não é tóxico. Em seu preparo que deriva de uma planta conhecida e chamada de Mamona onde a semente dela é tóxica, mas o óleo é separado em seu preparo e o seu uso é liberado. Mas nunca tente fazer você mesma (o), o óleo deve ser extraído e preparado por pessoas que realmente entendam do assunto.

O Óleo de Rícino também consegue penetrar no couro cabeludo. Aplique-o direto na raiz e faça massagem leves e circulares com as pontas dos dedos para melhorar a circulação e ativar o crescimento dos cabelos.

Fortalece e contém vitaminas que auxiliam na ativação do crescimento, previne a coceira, calvice, caspa, hidrata, recupera os fios fragilizados, doa brilho e promove um crescimento saudável.

Não aconselho que passe puro em todo o comprimento dos cabelos por que é um óleo bem grosso e mais dificil de remover dos fios, mas na raiz/couro cabeludo é super indicado.

 

Umectação Capilar com Manteigas Vegetais

 

Manteiga-Vegetal-perfeitas-sem-padrao1

O uso de Manteigas Vegetais estão sendo cada vez mais adicionados aos cosméticos e produtos para a pele.

Inclui em suas composições muitos nutrientes e doa vários benefícios assim como os óleos. Ricas em vitamina E, e lipídios auxiliam no crescimento, também ajudando a repor a oleosidade natural perdida com o tempo e químicas.

Por que usar Manteigas também na Umectação?

Por serem emolientes, hidratantes e doarem muito brilho aos fios. Ajudam a combater o frizz e diminuem o aspecto das pontas ressecadas e duplas. Deixando os cabelos mais fortes por que auxiliam na resistência da fibra capilar.

Como fazer Umectação Capilar com Manteiga?

Use-a normalmente assim como usa-se os óleos vegetais, principalmente se os seus cabelos estão muito sanificados por química ou se esta em Transição Capilar, secos e ressecados.

Não use em exagero e nada de desespero querendo usar tudo de uma vez só, ou de misturar um monte de coisa sem ter devida certeza do que esta fazendo e se surte bons efeitos. Prefira intercalar o uso dos produtos seguindo o seu Cronograma Capilar ou sua rotina de tratamentos.

Use-a sozinha:

  • Como ela vem estado sólido, pegue com uma espátula ou colher que não seja de metal e separe apenas a quantidade que vais usar;
  • Coloque em um recipiente que possa ir em banho maria e assim derreta-a em temperatura ambiente, por poucos segundos, não deve deixa-la muito quente por que perde os nutrientes;
  • E a aplique por todo o cabelo – mecha á mecha – enluve bem com movimentos de cima para baixo do comprimento as pontas;
  • Deixe em pausa conforme indica o fabricante ou o tempo em que esta acostumada (o);
  • Siga sua rotina normal de lavagem dos fios e tenha certeza que retirou todo o produto do couro cabeludo/raiz e comprimento, se for necessário reaplique o shampoo por mais uma vez, condicione e finalize como de costume;
  • Pode passar nos fios e retirar na manhã seguinte também;

Misturando na Máscara de Tratamento:

  • Separe a quantidade de manteiga que vai usar e derreta como expliquei acima.
  • Separe a quantidade de máscara de tratamento que vai usar e misture em um recipiente os dois;
  • Aplique nos cabelos sujos, mecha por mecha – enluvando bem – aguarde o tempo de pausa – lave, condicione e finalize como de costume.

 

Manteiga Vegetal e seus Benefícios 

Manteiga-de-Karité-Cacau-Perfeitas-sem-padrao

 

Manteiga de Açaí

Rica em antioxidantes, combate os radicais livres e auxilia na regeneração dos fios. Contém minerais, elastina, colágeno, ácidos graxos e vitaminas C,E,A.

Manteiga de Cupuaçu

Possui propriedades hidratantes e doa emoliência, maciez e faz muito bem os cabelos secos e maltratados.

Manteiga de Cacau

Além de possuir algumas das propriedades já citadas, ela recupera o aspecto ressecado, repõe a oleosidade natural perdida, doa maciez, nutrição e hidratação. E contém ainda alto teor de lipídios.

Manteiga de Karité

Possui alto poder de hidratação, maciez, sedosidade, leveza e brilho.

E vocês já usaram, fizeram umectação, como usam as manteigas, conta tudo pra agente ai ok?…E se ficou com alguma dúvida, quer bater papo deixar alguma sugestão deixa ai nos comentários também o que achou!!!

 

 

Um beijo e até a próxima!!!

 

Previous Post Next Post

Você também pode gostar de:

Leave a comment

Vamos Interagir: